"O autor contemporâneo e a máquina produtora de mitos"

Nome: NELSON MARTINELLI FILHO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/08/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉIA PENHA DELMASCHIO Examinador Externo
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Orientador
MARIA DA LUZ PINHEIRO DE CRISTO Examinador Interno
MESSIAS TADEU CAPISTRANO DOS SANTOS Examinador Externo
PRISCILA DE SOUZA CHISTÉ LEITE Suplente Externo

Páginas

Resumo: Em meio à gama de pesquisas e trabalhos que vêm sendo produzidos nas últimas décadas no Brasil a respeito de temas como retorno do autor, escritas de si e autoficção, com frequência se tem falado sobre o surgimento de um “mito do autor” (ou ainda “mito do escritor”) – e tais expressões têm aparecido indiscriminadamente em variados textos de variados pesquisadores. No entanto, na maior parte das vezes em que esses termos são mencionados pouca distinção teórica se faz, tomando-os frequentemente de forma ampla,
num sentido quase dicionarizado ou genérico. Assumindo como ponto de partida, portanto, a expressão mito do autor, esta tese pretende investigar como, considerando as acaloradas discussões sobre a figura do autor durante o século XX, bem como as produções literárias das mais contemporâneas, vem sendo sistematizada essa imagem mítica (em especial como um resquício de comportamento mítico contemporâneo), a que ou a quem essa imagem tem servido, quais são suas finalidades e suas consequências.
Para tanto, será necessário um aprofundamento com relação às noções de a) autor, a partir de nomes como Roland Barthes, Michel Foucault, Giorgio Agamben e Roger Chartier; e b) mito, retomando alguns conceitos-chave como os de Mircea Eliade, Paul Veyne e JeanPierre Vernant, até chegar ao Barthes de Mitologias, que fundamentará as discussões no âmbito da literatura contemporânea. Essas questões serão relacionadas aos romances de Chico Buarque – Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003), Leite derramado (2009) e O irmão alemão (2014) – na busca de uma análise pormenorizada da relação entre a persona que escreve e o sistema mercadológico editorial, com vistas a acompanhar as estratégias de construção do mito do autor.
Palavras-chave: Autoria contemporânea. Mito do autor. Mercado editorial.

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