NDE - Licenciatura Dupla Português e Francês

Apresentação:

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso Licenciatura Dupla Português e Francês é uma instância consultiva, propositiva e de assessoria responsável pela formulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e por sua implementação, desenvolvimento e consolidação.

Composição:

Presidência:

Prof.º Dr. Luís Fernando Bulhões Figueira (Francês)

Membros:

Prof.º Dr. Santinho Ferreira de Souza (Coodenador do Colegiado de Letras Neolatinas)

Prof.º Dr. Mário Acrísio Alves Junior  (Sub-coordenador do Colegiado de Letras Neolatinas)

Prof.ª Dra. Andréa Antolini Grijó (Educação)

Professor representante da área de Literatura

Funcionamento:

As reuniões ordinárias são realizadas periodicamente, garantindo-se a realização de, no mínimo, duas reuniões anuais.

Atribuições

Alteração de Projeto Pedagógico do Curso: o NDE pode propor ao Colegiado de Curso alterações em Projetos Pedagógicos com vistas à adequação à legislação vigente e ao aprimoramento da formação discente.

Elaboração de Projeto Pedagógico do Curso: o NDE pode propor ao Colegiado de Curso a elaboração de novo Projeto Pedagógico de Curso com vistas à adequação à legislação vigente e ao aprimoramento da formação discente.

Avaliação do Curso: o NDE deve constantemente refletir sobre a qualidade acadêmica do curso, contribuindo para:

1) a consolidação do perfil profissional do egresso do Curso;

2) a integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;

3) o desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;

4) o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação.

Histórico:

2007: a Portaria nº147 do Ministério da Educação (MEC),(link is external) de 2 de fevereiro de 2007, cria o conceito de NDE.

2010: o Parecer nº 4 do Conselho Nacional de Educação Superior (CONAES)(link is external), de 17 de junho de 2010, estabelece as atribuições do NDE, bem como os critérios de sua composição.

2011: o Departamento de Línguas e Letras, em suas 15ª reunião ordinária do ano de 2011, indica os nomes dos seguintes professores para composição de NDE - Letras Neolatinas - Licenciaturas Duplas: Maria Mirtis Caser (DLL) (presidente), Igor Castilho Porsette (DLL), Andréa Antolini Grijó (DLCE), Leni Ribeiro Leite (DLL) e Pedro José Mascarello Bisch (DLL).

2011: o Departamento de Línguas e Letras, em suas 16ª reunião ordinária do ano de 2011, indica os nomes dos seguintes professores para composição de NDE - Letras Português: Santinho Ferreira de Souza (DLL), Andréa Antolini Grijó (DLCE), Edenize Ponzo Peres (DLL), Igor Castilho Porsette (DLL), Jurema José Oliveira (DLL), Leni Ribeiro Leite (DLL), Maria José Angeli de Paula (DLL) e Paulo Roberto Sodré (DLL).

2012: a Resolução nº 53 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (CEPE-Ufes) (link is external)institui os Núcleos Docentes Estruturantes no âmbito dos Cursos de Graduação da Ufes.

2014: Fusão dos NDEs existentes num único NDE - dos Cursos de Licenciatura em Letras Português e de Licenciaturas Duplas em Letras Português/Espanhol, Letras Português/Francês e Letras Português/Italiano, instituído em reunião ordinária do Conselho Departamental do CCHN realizada aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro de dois mil e quatorze, com os seguinte composição: Edenize Ponzo Peres (DLL) (presidente), Andréa Antolini Grijó (DLCE), Igor Castilho Porsette (DLL), Luciano Novaes Vidon (DLL), Luís Fernando Bulhões Figueira (DLL), Maria José Angeli de Paula (DLL) e Santinho Ferreira de Souza (DLL).

2014: A professora Grace Alves da Paixão, ao assumir a coordenação do Colegiado de Graduação em Letras Neolatinas, em 1º de Agosto de 2014, passa também a presidir o NDE - dos Cursos de Licenciatura em Letras Português e de Licenciaturas Duplas em Letras Português/Espanhol, Letras Português/Francês e Letras Português/Italiano, uma vez que a práxis na Ufes era a de que o coordenador do curso também fosse encarregado da presidência do NDE.

2015: o Departamento de Línguas e Letras, em suas 4ª reunião ordinária do ano de 2015, indica os nomes da professora Maria Mirtis Caser (DLL) para recondução como membro do NDE - dos Cursos de Licenciatura em Letras Português e de Licenciaturas Duplas em Letras Português/Espanhol, Letras Português/Francês e Letras Português/Italiano. A indicação é aprovada pelo Conselho Departamental do CCHN realizada aos quatro dias do mês de agosto de 2015.

2015: o Ministério da Educação abre diligência em relação ao processo e-MEC nº 201403318, de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol com a constatação de que a formação de NDE único para diferentes cursos não atende a legislação vigente e requer a composição de um NDE por curso.

2016: a Resolução 006/2016 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (CEPE-Ufes) (link is external)altera a Resolução nº 53 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (CEPE-Ufes).

2016: Composição um NDE para cada curso.

2019: Recomposição de NDE. Portaria n. º 07/2019 - GD/CCHN-Ufes

2019: Recomposição de NDE. Portaria nº 34/2019 - GD/CCHN-Ufes

2020: Recomposição de NDE. Portaria n. º 04/2020 - GD/CCHN-Ufes

2021: Recomposição de NDE. Portaria n. º 26/2021 - GD/CCHN-Ufes