Reunião discente e aula inaugural do semestre

Convidamos a todos para a Reunião Discente, seguida da Aula Inaugural do semestre letivo 2013/2. Ambas acontecerão dia 07 de outubro de 2013, a partir das 14h, no Auditório Yeda Aboumrad, no prédio IC-IV.

O PPGL/Ufes tem por tradição abrir seu semestre letivo com uma reunião coletiva e uma aula ministrada por professor convidado. Em 2011/1 a aula foi ministrada por Marília Rothier Cardoso, da PUC-Rio; em 2011/2, por Isabela Tardin, da Unicamp; em 2012/1, por Sérgio Nazar David, da Uerj; em 2012/2, por Pablo Gasparini, da USP; em 2013/1, por Regina Zilberman, da UFRGS; em 2013/2 a aula será ministrada por Walter Garcia da Silveira Jr., da USP. As aulas inaugurais contemplam as diferentes linhas e projetos de pesquisa existentes no programa, bem como trazem novas perspectivas de trabalho para docentes e discentes.

Na pauta da reunião do dia 07 de outubro de 2013 estão informes gerais e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos diversos relacionados ao funcionamento da Pós-Graduação. Esta reunião é voltada a TODO o corpo docente e discente. Na sequência, teremos a Aula Inaugural.

Tema da Aula Inaugural: Estudando “Águas de março”, de Tom Jobim.

Resumo: Será discutida a forma de “Águas de março” (Tom Jobim). No desdobramento de certa linha de estudos da literatura brasileira, a noção de “forma” se refere tanto à análise dos elementos que estruturam a obra (letra, melodia, harmonia e acompanhamento rítmico) quanto à interpretação do sentido de tal estrutura à luz do processo histórico brasileiro. A composição de Jobim é percebida como um tipo de moto-contínuo que recria o sentimento da ruína, tomado não em aspecto definitivo, mas em sintonia com seu caráter transitório. A seu modo, “Águas de março” reelabora o provérbio “Não há bem que sempre dure, nem mal que sempre perdure”. Basicamente lírica, sua forma espelha o estado d’alma de um sujeito descentrado, entre a herança rural que se desmantela e a construção de uma sociedade moderna (e predominantemente urbana) que não se mostra razoável, processo que ocorre no Brasil desde pelo menos a década de 1930. Duas gravações lançadas em 1973 serão discutidas em especial: por Tom Jobim (disco Matita perê) e por João Gilberto (disco João Gilberto).

BREVE CURRÍCULO DO PROFESSOR CONVIDADO
Walter Garcia é professor da área de Música do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Foi curador da exposição Bossa 50, realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera em São Paulo (2008). É autor de Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto (São Paulo: Paz e Terra, 1999) e de Melancolias, mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o pregão de rua e a canção popular-comercial no Brasil (São Paulo: Ateliê, 2013). Organizou o livro João Gilberto (São Paulo: Cosac Naify, 2012). Violonista e compositor, produziu o CD Canções de cena (2004) para a Companhia do Latão.

Tags: