Debate-Papo com Gustavo Silveira Ribeiro (UFMG) - 08/11/2017, às 19h

O PPGL/Ufes convite para o Debate-Papo com o prof. Dr. Gustavo Silveira Ribeiro (UFMG), com o tema "Pensar a poesia brasileira hoje: perspectivas, potencialidades, contradições", a ocorrer no dia 08 de novembro de 2017, a partir das 19h, na sala 113 do prédio Bárbara Weinberg. O resumo da intervenção inicial do professor é o seguinte:

"A partir da experiência de organização da antologia A extração dos dias – poesia brasileira agora (Escamandro/2017), procuro refletir sobre o conjunto da produção poética no Brasil atual, suas múltiplas temporalidades, suas obsessões e silenciamentos. O próprio recorte efetuado no livro dará ensejo para que se pense a variedade de autores e questões, bem como a diversidade da recepção crítica. O confronto com outros trabalhos do gênero – as muitas antologias que circulam e se inscrevem no panorama do presente – poderá revelar também a vitalidade do momento poético que vivemos, bem como algumas de suas contradições."

Gustavo Silveira Ribeiro possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atualmente é professor adjunto. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Graciliano Ramos, violência, Jacques Derrida, poesia brasileira contemporânea e memória. É pesquisador do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG.