Histórias Cruzadas: Mazelas do Brasil na obra de Graciliano Ramos (em diálogo com a Filosofia de Theodor Adorno)

Nome: PEDRO ANTONIO FREIRE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/10/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FRANCISCO ELIAS SIMÃO MERÇON Examinador Externo
PAULO MUNIZ DA SILVA Examinador Externo
ROBSON LOUREIRO Examinador Interno
SÉRGIO DA FONSECA AMARAL Examinador Interno
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Orientador

Resumo: Este trabalho, reconhecendo a importância da obra de dois dos mais relevantes pensadores do século XX, relacionará as contundentes escritas do ficcionista brasileiro Graciliano Ramos e do filósofo alemão Theodor Adorno. Ambos iniciaram suas trajetórias antes da Segunda Grande Guerra Mundial e, apesar de contextos bastante diferentes um, no arcaico e místico sertão alagoano; outro, na sofisticada e idealista Frankfurt , sofreram graves consequências de suas posturas. O autor de Vidas secas teve na infância uma criação extremamente punitiva a cargo das condições socioeconômicas e religiosas dos pais e, adulto, conviveu com muitas perseguições de cunho fascista, que desembocaram em sua prisão na ditadura de Getúlio Vargas, em período que antecedeu o Estado Novo. O judeu-alemão protagonizou uma labuta permanente contra o nacional-socialismo de Hitler, desde sua jovem formação acadêmica e, depois, com a fundação do Instituto de Pesquisas Sociais em Frankfurt, decisão que lhe forçou ao exílio. De volta, por fim da guerra, continua suas reflexões em oposição ao sistema capitalista e aos regimes de exceção. Quanto a Graciliano, sua passagem pela prisão o estimulou a elaborar narrativas a partir dos seus próprios percalços e dos problemas da sociedade brasileira. O fato é que ambos, cada qual a seu modo, fizeram de suas obras veículos de crítica e contestação a poderes e valores instituídos. Esta tese se propõe a articular uma história cruzada, trazendo o debate de alguns conceitos como sofrimento e melancolia, catástrofe e trauma, ateísmo, não-idêntico, arte e trabalho, literatura e nacionalismo, linguagem e sociedade que se fazem constantes em seus livros, que, em suma, interpretam o mundo como uma catástrofe permanente.

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