Manifestações de utopia na narrativa de José Saramago

Nome: FABIANA CURTO FEITOSA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/03/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANELITO PEREIRA DE OLIVEIRA Examinador Externo
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO Examinador Interno
LUIS ALBERTO NOGUEIRA ALVES Examinador Externo
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Orientador
ORLANDO LOPES ALBERTINO Examinador Interno

Resumo: A presente pesquisa propõe uma reflexão acerca da manifestação da utopia na obra
ficcional do escritor português José Saramago. A produção literária do escritor mostra-se,
frente a uma realidade contemporânea que desumaniza, algo declaradamente engajado.
Embora não faça da literatura um panfleto, Saramago demonstra se destacar pelos
elementos indicadores da utopia enquanto fenômeno social. Assim sendo, intenta-se
analisar as manifestações e (re)configurações do pensamento utópico na obra de Saramago,
buscando recolher elementos que permitam delimitar como o seu projeto ético-estético
constrói uma utopia estruturada na perspectiva de um escritor de esquerda, aproximando-se
da utopia concreta elaborada pelo filósofo marxista Ernest Bloch. Dialoga-se, nesse sentido,
também com a concepção ―ser de esquerda‖, formulada por Gilles Deleuze. Retomando
algumas abordagens deleuzianas como a questão da percepção e o devir-minoria, este
trabalho dedica-se à literatura de Saramago, com o objetivo de apontar algumas
características que auxiliam no processo de identificação do tipo de engajamento e
politização propostos em suas obras; bem como na tentativa de investigar de que forma os
elementos utópicos apresentam-se inseridos nas mesmas, enquanto mote que desperta a
consciência crítica, em um discurso literário que ressignifica a importância da utopia
concreta enquanto esperança, práxis e resistência. Dentre o corpus literário trabalhado
destacam-se Levantado do Chão, O conto da Ilha Perdida, Jangada de Pedra, Memorial do
Convento e Ensaio sobre a cegueira.

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