Literatura Oral e Performance: a identidade e a ancestralidade no Ticumbi de Conceição da Barra, ES

Nome: MICHELE FREIRE SCHIFFLER
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/06/2014

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARINO OLIVEIRA DE QUEIROZ Examinador Externo
ESTER ABREU VIEIRA DE OLIVEIRA Examinador Interno
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO Orientador
JUREMA JOSÉ DE OLIVEIRA Examinador Interno
MARIA BERNADETTE CUNHA DE LYRA Examinador Externo

Resumo: O presente trabalho analisa a importância da literatura oral na construção da identidade de comunidades remanescentes de quilombos da região Norte do Estado do Espírito Santo, conhecidas como Sapê do Norte. São observados cantares, enredo, melodia, performance corporal e verbal gravada e transcrita dos Bailes de Congos de São Benedito.
O corpus evidencia uma série de tensões sociais que cercam a região das comunidades de Sapê do Norte, sendo possível perceber forte relação entre o patrimônio cultural, a ancestralidade e a questão territorial, assim como constantes processos de desterritorialização e hibridismo nos campos religioso, social e linguístico.
Na performance, o tempo passado se faz presente em memórias de tradições africanas que são revividas e atualizadas no momento enunciativo, possibilitando aos sujeitos históricos participantes do Ticumbi a escrita de uma narrativa híbrida, simbólica e tradutora de sua identidade plural.
É nesse espaço de tensões que a tradição e a ancestralidade cantadas nos versos dos Bailes de Congos se constituem como o local da cultura, engendrado por lutas e tradições. Local em que a riqueza, a sabedoria e o universo simbólico das comunidades compõem um patrimônio cultural imaterial a ser preservado, difundido e legitimado socialmente.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910