Poesia que marcha: reflexões sobre a musicalidade em um poema de Cecília Meireles

Nome: LORENA SANTOS DE ARAUJO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/06/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VIVIANA MÓNICA VERMES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS Suplente Externo
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Suplente Interno
JACICARLA SOUZA DA SILVA Examinador Externo
VIVIANA MÓNICA VERMES Orientador
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação propõe uma análise do poema “Marcha”, a partir de considerações acerca da musicalidade na poesia de Cecília Meireles (1901-1964), com a associação entre dois sistemas de significação: a poesia e a música. Nesse sentido, a análise de “Marcha” selecionado da obra Viagem (1939) contribui para evidenciar essa ponte. Também se pretende investigar as estruturas que compõem a poesia, encontrando
nelas outros sentidos para os poemas, para além do que a tradicional crítica propõe: distanciamo-nos, aqui, de uma visão etérea, mística e sem relação com a realidade. Elementos como melodia, ritmo, anáfora, assonância e aliteração, entre outros componentes poéticos que trazem musicalidade ao poema, estão em relação direta com o caráter militante de sua obra.
Palavras-chave: Cecília Meireles. Música e Literatura. Poema Marcha. Musicalidade.

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