Debate-Papo com Augusto Massi (USP) - 23/04/2018, às 18h30

O PPGL/Ufes convida a todos para o Debate-Papo com o prof. Dr. Augusto Massi (USP), com o tema "Ouro Preto Revisitada", a ocorrer no dia 23 de abril de 2018, a partir das 18h30, na sala 104 do prédio Bárbara Weinberg.

RESUMO DA PALESTRA: Ao longo de sua trajetória, o poeta mineiro Murilo Mendes realizou diversas viagens e escreveu vários poemas relacionados à dimensão mítica e cultural da cidade. Após inúmeras tentativas de aproximação, publicou Contemplação de Ouro Preto [1954], livro de poemas inteiramente dedicado à urbes barroca. Esse livro, complexo e notável, não só desempenha um papel central dentro da produção poética do autor como também dialoga com uma longa tradição, quase uma tópica da literatura brasileira que começa com Cláudio Manuel da Costa, passa por Olavo Bilac e Alphonsus de Guimarães e termina com Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.

SOBRE O AUTOR: Augusto Massi (SP, 1959) é poeta e professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo desde 1990.

Como poeta publicou: Negativo [SP: Companhia das Letras, 1991], Vida errada [RJ: 7 Letras, 2001] e Gabinete de curiosidades [em parceria com Lu Menezes, SP: Luna Parque, 2016].

Como crítico, organizou e prefaciou Poesia traduzida, de Carlos Drummond de Andrade [SP: Cosac Naify, 2011], Poesia completa de Raul Bopp [RJ: José Olympio, 2014]. Também assinou o posfácio da Poesia reunida, de Adélia Prado [RJ: Record, 2015] e participou com um ensaio para o volume Aniki Bóbó, de João Cabral [RJ: Verso Brasil, 2016].

Na última década, tem estudado a prosa memorialista. Editou e prefaciou: Gaveta dos guardados, do pintor gaúcho Iberê Camargo [SP: Cosac Naify, 2009], Eu vi o mundo, do pintor pernambucano Cícero Dias [SP: Cosac Naify, 2011], Diário do Hospício e O cemitério do vivos, de Lima Barreto [SP: Companhia das Letras, 2017] e Calvário e porres do pingente Afonso Henriques de Lima Barreto, de João Antônio [no prelo, Editora 34].